Sistema de Comando em Operações




Defesa Civil Estadual aumenta a resiliência à desastres do Estado

Oferecer capacitação dos recursos humanos em um modelo gerencial que seja capaz de comandar, controlar e coordenar as operações de Gestão de Desastres em situações críticas nas mais variadas configurações, articulando os esforços de agências individuais. Facilitando a articulação e os esforços de diferentes órgãos de proteção e defesa civil: esse foi o foco de mais um Curso Básico de Sistema do Comando em Operações (CBSCO).

A capacitação teve início nesta terça-feira (26/4) e é promovido pelo Gabinete Militar do Governador, por meio da sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e, ocorre na sede da CEDEC, na Escola de Defesa Civil, no 10°andar do Edifício Minas, na cidade Administrativa.

Para o Superintendente da Cedec, major PM Arnaldo Affonso. “Saber gerenciar um desastre é o primeiro passo para o êxito de toda a operação. O sistema de comando em operações tem o objetivo de preparar os coordenadores municipais de proteção e defesa civil, suas equipes e todos os profissionais dos entes federal, estadual, municipal, organizações não governamentais e entidades privadas, para a utilização dessa ferramenta gerencial, de forma sistêmica e contigencial”.
Os alunos participam de aulas como: Conhecimentos básicos em proteção e defesa Civil; Apresentação do SCO; estudo das funções – exercício funcional; Áreas e Instalações; Comando Integrado; Controle de Recursos Operacionais – Exercício de controle; Atividades de Preparação e Planos de Ação; Exercício de Planejamento; Exercício Indor (atuação do comando).

O Sistema de Comando em Operações é uma ferramenta gerencial que visa treinar, planejar, organizar, dirigir e controlar os grupos atuantes nas ações de resposta, ou seja, no socorro e assistência humanitária às vítimas de desastres e reabilitação, especialmente quando o auxílio é realizado por múltiplas agências, jurisdições ou equipes. Na maior parte dos casos, as emergências exigem a intervenção de pessoal treinado e equipado, para reduzir as consequências negativas de um desastre. A preparação faz parte das ações de Gestão do Risco de Desastres que são executadas pela Escola de Proteção e Defesa Civil do GMG/Cedec.


Minas Mais Resiliente
Durante o curso foi apresentado o Programa Minas Mais Resiliente, que baseia-se nos direcionamentos da ONU na construção de cidades resilientes. Segundo a ONU, uma cidade resiliente é aquela que tem capacidade de resistir, absorver e se recuperar de maneira eficiente dos efeitos de um desastre, bem como, de maneira organizada, prevenir e preparar a população para que estes efeitos sejam mitigados. Para conhecer mais sobre a Campanha Construindo Cidades Resilientes da ONU acesse o site: www.unisdr.org/files/26462_guiagestorespublicosweb.

Comentários

Postagens mais visitadas